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Conteúdo em áudio: aumento de busca por falta de tempo



É isso o que revela uma pesquisa sobre o mercado: A procura por conteúdo em áudio está crescendo porque as pessoas não têm tempo para ler tudo o que gostariam na internet.


Você pode contratar o melhor redator para escrever um texto da forma mais atraente possível, com técnicas de copywriting e SEO. Mas, se a persona do seu negócio não tiver tempo para ler, a estratégia será ineficaz.


A produção de conteúdo digital está em alta. No entanto, a demanda dos formatos dos materiais varia de acordo com a tendência de comportamento dos usuários.


A rotina das pessoas está cada vez mais agitada. Com isso, elas precisam decidir quais são os tipos de conteúdos que merecem uma parcela do seu tempo.


No momento, estamos na fase do áudio, e é isso o que vamos ver no post de hoje. Continue a leitura e confira.


Mudança no comportamento dos usuários


A procura por conteúdo em áudio aumentou porque o comportamento das pessoas se modificou com o passar dos anos.


Essa mudança ocorreu principalmente por causa da popularização dos smartphones.


Apenas para se ter noção, no mundo inteiro, 5,1 bilhões de pessoas usam algum tipo de aparelho celular. Já no Brasil, existem 230 milhões de smartphones em uso.


E é por causa disso que 71 milhões de brasileiros acessam a Internet somente pelo celular.


Não é à toa que o consumo de áudios aumentou!


Esse tipo de conteúdo permite realizar multitarefas. Com materiais em áudio não é necessário ficar imóvel e com concentração total na tela.


Com ele, é possível ouvir enquanto dirige, trabalha, arruma a casa e faz exercícios físicos, por exemplo.


Segundo as respostas da PodPesquisa 2018, as três principais razões para os usuários ouvirem podcasts são:

  1. Poder realizar outras atividades enquanto ouvem;

  2. A qualidade e diversidade do conteúdo;

  3. Liberdade para ouvir quando, como e onde quiser.

Ainda, de acordo com pesquisas da Associação Brasileira de Podcasters (ABPod), as atividades em que há maior consumo de conteúdos em áudio são:


· Durante trajetos de locomoção: 79% dos ouvintes de podcast no Brasil fazem esse consumo durante trajetos de locomoção.

· No momento da realização de atividades domésticas: 68% das pessoas escutam áudios enquanto arrumam a casa, lavam louças, passam roupas e realizam outras tarefas.

· Enquanto fazem atividades físicas: 46% das pessoas consomem conteúdo em áudio durante a realização de atividades físicas.

· Durante o trabalho: 39,2% dos entrevistados informaram ouvir podcasts enquanto trabalham.

· Enquanto navegam na internet: 38,6% das pessoas escutam conteúdos em áudio enquanto navegam na web.

· Antes de dormir: 34,6% dos respondentes relatam escutar podcasts antes de dormir.


Perfil dos consumidores de conteúdos em áudio


A PodPesquisa 2018 revela o perfil das pessoas que escutam podcasts no Brasil. E com base nela, podemos ter uma noção do público que tem preferência pelo consumo de conteúdo em áudio no país.


Isso pode auxiliar em tomadas de decisões mais assertivas e ajudar a focar as estratégias, fazendo uma maior segmentação das pessoas.


Confira os principais pontos abaixo:


· O público masculino é predominante no consumo de conteúdo em áudio;


· A idade média dos ouvintes é de 18 a 39 anos;


· Os ouvintes desse tipo de conteúdo em geral possuem uma alta escolaridade;


· 92,1% dos ouvintes utilizam smartphones, o que reforça o que citamos anteriormente sobre a mudança do comportamento dos usuários;


· O conteúdo em áudio é uma mídia com alto grau de concentração dos ouvintes;


· Mais da metade dos entrevistados relatam ouvir podcasts todos os dias;


· 91,7% afirmam reproduzir o áudio completamente;


· Os entrevistados gastam cerca de 3 horas ouvindo podcasts;


· O conteúdo é o aspecto mais importante para 94,2% dos ouvintes, em segundo lugar está a qualidade do áudio, com 75,4%;


· Os ouvintes consideram entre 1h e 1h30 a duração ideal de um episódio;


· A frequência de publicação preferida é semanalmente.


Áudio Marketing


Por causa dessa nova tendência de consumo na internet, as marcas estão investindo no áudio marketing.


Podemos perceber os resultados desse tipo de estratégia através da PodPesquisa 2018. Ela revela que 63,5% das pessoas já compraram algum serviço ou produto anunciado em um podcast.


Esse método de experiências de áudio consiste em produzir conteúdos que possam ser escutados ao invés de lidos.


Além disso, é utilizado também em conjunto com materiais escritos, fornecendo mais de uma opção de consumo para o usuário.


Confira abaixo algumas formas de implementar o áudio na sua estratégia de marketing digital:


1. Nas páginas do site: Isso consiste em converter os textos das páginas do seu site em áudio, transmitindo melhor as emoções que você deseja passar para os visitantes.


2. Posts em áudio: Nesse método é disponibilizado para o usuário a opção de ouvir o artigo do blog em vez de ler. Dessa forma, ele pode decidir o que é mais conveniente para ele.


3. Depoimentos de clientes: Os depoimentos são uma grande prova social dos seus serviços e produtos. Em forma de áudio, eles ganham ainda mais força e credibilidade.


4. Explicação de produtos: Esse modo de utilização do áudio funciona bem para quem possui produtos complexos e deseja esclarecer melhor o modo de funcionamento deles. É possível elaborar uma espécie de tutorial em áudio diretamente na página de venda, aumentando as chances de conversão.


5. Playlists de músicas: Várias empresas já estão investindo em playlists de músicas para transmitir a identidade da marca e criar maior conexão com os clientes. Alguns exemplos de quem já adotou essa estratégia são Youcom, Toyota, Pepsi e Adidas.


Considerações finais


O conteúdo em áudio é a nova tendência dos usuários de internet. Por causa disso é que ele tem sido considerado atualmente como uma das melhores estratégias usadas pelas marcas na web, ajudando a aumentar a eficácia das ações de marketing digital.


E, conforme pudemos observar no decorrer desse artigo, as possibilidades de uso do áudio são as mais variadas para uma marca no ambiente virtual.


Além disso, o áudio é uma ferramenta de negócio que devido à sua flexibilidade, é capaz de atingir as pessoas em diferentes períodos do dia com um alto engajamento.


Afinal, como constatado nas pesquisas, os ouvintes de áudio consomem esse tipo de conteúdo durante diversas atividades do cotidiano.


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