top of page

Áudio em Inteligência Artificial Neural: saiba o que é



A inteligência artificial neural é construída “imitando” a arquitetura dos neurônios humanos, células responsáveis por transmitir impulsos ao cérebro. É como se essa tecnologia “reproduzisse” as funções de aprendizagem humana.


Assim, esse tipo de inteligência pode burlar muitas limitações e agregar um potencial enorme para modelos de negócios. Esses conceitos básicos são retirados do artigo “Inteligência Artificial e Redes Neurais” presente no site da IPEA e escrito por Priscila Mello Alves em 11/06/2020.


A voz da máquina


Dentro do conceito de geração de áudio, a IA envolve a criação de novos sons ou imitação de vozes humanas. Para que isso seja possível, algoritmos são treinados com grandes conjuntos de dados de áudio para aprender as características e padrões de diferentes sons.


Com base nesse aprendizado, a IA pode gerar novos áudios a partir de textos ou com estilos de vozes diferentes.


A diferença entre áudio em IA e áudio em IA Neural


Uma inteligência artificial é capaz de reproduzir a voz humana para agregar áudios e facilitar a comunicação entre pessoas e sistemas.


O autor Abinoan Santiago escreveu o artigo no site UOL intitulado “Microsoft cria IA capaz de gerar áudio com 3 segundos da sua voz” que apresenta uma tecnologia chamada VALL-E.


Esse exemplo serve para entender como o áudio pode ser gerado pela inteligência artificial. Os pontos principais dessa tecnologia são:


  • A inteligência artificial consegue captar uma frase como “eu amo animais” e produzir um novo áudio como “eu odeio animais” conservando o tom da fala;

  • A fala fica menos robotizada e menos monótona. Um áudio assim fica bem mais natural e suave do que o Google tradutor, por exemplo;

  • Para executar a tarefa, a IA capta a fala da pessoa e divide a mesma em componentes básicos como intensidade, ressonância e outros. São eles que caracterizam uma voz;

  • Dessa forma, a IA consegue gerar um novo áudio, uma nova fala, tendo ou não o mesmo ambiente acústico, apenas combinando os componentes.


O áudio fica mais personalizado e apresenta mais qualidade. São vários os ganhos com esse tipo de tecnologia. Os principais são:


  • Aplicativos que transformam textos em fala;

  • Possibilidade de editar a gravação de alguma coisa dita por uma pessoa;

  • Criar conteúdo de áudio usando a voz natural.


Agora, a inteligência artificial neural é um passo além! Um exemplo de aplicação é descrito pelo texto intitulado “IA é capaz de rotular comportamentos identificados em textos e vídeos”.


O texto foi publicado em 15 de maio de 2022, escrito por Gustavo Minari e editado por Douglas Ciriaco no site CanalTech.


O texto de Minari afirma que pesquisadores do MIT nos EUA desenvolveram uma IA neural capaz de identificar elementos presentes em vídeos, textos e áudios.


Em outras palavras, ela consegue identificar ações numa sequência de imagens e rotulá-las, sem o apoio de pessoas. Assim, a rede neural artificial reconhece quando um bebê está chorando em um videoclipe e relaciona essa ação com a palavra “chorando” com maior precisão e tempo real.


Esse modelo de aprendizado de máquina consegue identificar uma ação e o som correspondente. Noutro exemplo, a IA neural entende se um porco aparece num videoclipe pelo áudio de uma pessoa dizendo a palavra “porco”.


Quais os ganhos dessa tecnologia? O uso da IA neural pode ser usado na criação de robôs mais inteligentes e capazes de aprender sobre o mundo físico.


O que sua marca comunica?


Na nossa economia 4.0, onde a atenção do usuário vale ouro, você pode otimizar a comunicação do seu site e do seu blog.


A BlogPlay é uma empresa focada em ampliar a performance do seu áudio marketing, utilizando inteligência artificial neural para garantir a acessibilidade.


Confira os ganhos da nossa proposta de valor:

  • Otimização do SEO;

  • Aumentamos o tempo de permanência no seu site;

  • Agregamos valor para a experiência do usuário;

  • Atraímos mais pessoas deixando seu site mais acessível;

  • Melhoramos o seu ranqueamento no Google;

  • Oferecemos uma ferramenta para captar leads para todas as pessoas que clicarem no player do seu blog.


Faça sua marca ser ouvida. Entre em contato conosco e conheça o BlogPlay.


Comments


bottom of page