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A evolução da voz com inteligência artificial para experiências mais humanas


A voz é o principal recurso que utilizamos desde o nosso nascimento para expressar o que estamos sentindo.


E à medida em que vamos crescendo, passamos por um processo de aprimoramento da fala, através da alfabetização e audição. Até que enfim, possamos nos comunicar com clareza e compreender com precisão o que os outros nos dizem.


A mesma coisa acontece com a voz dos sistemas de inteligência artificial. Eles passaram por grandes transformações com o passar dos anos.


No começo a capacidade de comunicação era bem limitada e a voz extremamente robotizada. Mesmo assim, já era uma novidade que agradava bastante aos seus usuários.


Mas, atualmente, graças aos avanços tecnológicos, já é possível ouvir um artigo com uma voz de IA como se estivéssemos ouvindo com um colega.


Não é à toa que as experiências de voz são a nova tendência do marketing digital.


E é por isso que, visando uma melhor experimentação para os clientes, as empresas estão priorizando a utilização das soluções que forneçam uma voz mais humanizada em vez de robotizada.


Se alguma vez você já usou um programa com funcionalidade de voz, como o Word, por exemplo, provavelmente deve ter percebido que o recurso de leitura do texto ainda é bem robotizado.


No entanto, com os constantes avanços nesse segmento de mercado, a estimativa é que existam cada vez menos softwares nesse estilo. Estamos caminhando para uma transformação digital a cada dia mais humanizada.


Continue a leitura e confira quais são os impactos no aprimoramento da voz com inteligência artificial na vida das pessoas.



Interação humanizada com robôs por meio da voz


A humanização da voz das inteligências artificiais é uma tendência que está promovendo uma maior interação entre as pessoas e os robôs.


A evolução dessas tecnologias é tão grande que a IA é capaz de se comunicar até mesmo com expressões comuns do nosso cotidiano.


Podemos citar como exemplo o termo “uhum”, usado para responder afirmativamente a uma pergunta, o que gera maior empatia dos usuários por esse tipo de recurso.


O aumento do vocabulário também permite que as ferramentas mantenham uma comunicação mais completa, complexa e compreensível.


A aceitação do público para essa novidade é excelente. Com uma rotina cada vez mais agitada, as pessoas não querem (e muitas vezes não podem) perder tempo lendo, digitando ou pesquisando na internet.


Por esse motivo, os consumidores têm interagido cada vez mais com dispositivos habilitados com esse recurso. Atualmente 3 em cada 10 pessoas já possuem assistentes de voz, é o que revela um estudo.


Outro aprimoramento da voz com inteligência artificial voltado para negócios é a criação de experiências de voz que transmitam a identidade da empresa.


Por exemplo, é possível criar posts de blog em áudio com a personalidade da marca no tom de voz. Isso permite uma maior conexão com os clientes durante o atendimento.


Além disso, algumas tecnologias são capazes de ajustar a velocidade da fala do robô de acordo com o tom de voz da pessoa que estiver se comunicando com ele.


Em alguns casos, quando as empresas utilizam tecnologias de voz avançadas, é muito difícil que o cliente consiga identificar que está sendo atendido por um robô. Isso acontece principalmente por causa da naturalidade com que ocorre a comunicação.


Essas soluções de experiência por voz promovem maior eficiência e agilidade no atendimento, o que por consequência causa impactos positivos no índice de satisfação dos clientes.


Dar nome aos bois robôs


Dar nome aos assistentes pessoais de voz é outra estratégia utilizada pelas empresas para humanizar ainda mais esse tipo de IA.


Durante a conversa, o usuário não está apenas falando com um equipamento, ele está falando com a Siri, Alexa e Mika, por exemplo.


Com nome e voz humanizada, é possível criar uma interação mais próxima entre humanos e robôs.


Para que essa conversação se torne ainda mais naturalizada, as empresas contratam grandes equipes, com profissionais de diferentes áreas de atuação para trazer um aspecto mais humano e amigável as IA.


Para tornar a experiência de voz mais atrativa e divertida para os usuários, as marcas contam com a atuação de roteiristas, redatores e até mesmo comediantes.


Inteligências artificiais já são capazes de imitar vozes


Em tempos de fake news, temos que ter cuidado redobrado com imagens e textos veiculados na internet.


No entanto, um novo recurso tecnológico demanda ainda mais atenção dos usuários: atualmente as IA já conseguem imitar vozes.


De acordo com uma matéria do Jornal da Band, pesquisadores estão criando máquinas que são capazes de imitar vozes humanas, incluindo os sotaques, as entonações de voz e até mesmo as pausas. Basta digitar o texto escolhido e a máquina faz o resto.


As possibilidades de uso dessa solução são as mais variadas (até mesmo a disseminação de fake news).


Mas, focando nas boas formas de utilização, com ela é possível ajudar as pessoas que perderam a fala. Além de aplicar o sistema para a internet das coisas, dando voz a eletrodomésticos, por exemplo.


Para empresas a tecnologia já está disponível. E a estimativa é que em 2 ou 3 anos a ferramenta também possa ser utilizada em dispositivos móveis.


Considerações finais


A voz é desde sempre um dos principais meios utilizados para promover a comunicação entre as pessoas.


E é por meio desse recurso que podemos interagir com os outros indivíduos e até mesmo estabelecer relacionamentos.


Mas, graças aos constantes avanços da tecnologia, já é possível interagir também com os aparelhos.


Os robôs com capacidade de se comunicar semelhantemente aos humanos e construir uma interação com eles, eram apenas fruto da nossa imaginação até pouco tempo. Esse assunto era considerado como uma coisa de cinema. No entanto, nós já podemos ver essa realidade cada vez mais presente no dia a dia das pessoas.


As inteligências artificiais demonstram uma maior capacidade de interação através da naturalização da voz, que se assemelha bastante com a voz humana.


Esse tipo de tecnologia fornece um alto valor para os consumidores e, consequentemente, para as empresas que investem nesse recurso.


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