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Áudio Marketing: entenda o que é e como ele ajuda a alavancar seus resultados


Dentro do marketing, existem diversas formas de alavancar resultados e otimizar estratégias, principalmente no que diz respeito à criação de conteúdo, que pode ser em diferentes formatos, como: vídeo, texto e áudio.


Nos últimos anos, o áudio marketing se tornou uma ferramenta cada vez mais popular para empresas que buscam alcançar novos clientes em plataformas digitais. Mas como exatamente isso funciona?


Nesta postagem do blog, veremos o que é áudio marketing, como ele pode ajudar seu negócio e algumas dicas para começar.



O que é áudio marketing?


Para entender como o áudio marketing ajuda a otimizar seus resultados, é importante primeiro entender o que ele é e como pode ser aplicado na prática.


Como o nome indica, essa prática consiste em utilizar diferentes formatos de áudio dentro de estratégias de marketing. Através, por exemplo, de podcast, rádio, pesquisas por voz ou até assistentes inteligentes como Alexa e Google Assistant.


Também pode ser usado estrategicamente de outras maneiras, desde música de fundo em um comercial até a voz de um personagem em um vídeo animado.


Simplificando, esse processo de usar áudio para marketing é construído da mesma forma que conteúdos de texto ou vídeo.


Você precisa ter uma persona, fazer uma pesquisa de palavras-chave relevantes para essa persona, criar um briefing e depois gravar ou adaptar outros formatos de conteúdo para áudio e publicar levando em consideração o SEO.


Mesmo assim, essa modalidade também pode ser utilizada em conjunto com elementos textuais e visuais, permitindo a ampliação do conteúdo, da marca e, consequentemente, a alavancagem de resultados.



Novo comportamento do consumidor e o áudio marketing


O consumo de conteúdo na modalidade de áudio está presente há muitos anos na sociedade, como no formato de rádio, por exemplo, e atualmente vem crescendo consideravelmente. Isso se dá pelo novo comportamento do consumidor.


Com uma lista de tarefas em constante crescimento para o mesmo número de horas em um dia, criou-se a necessidade de multitasking, ou seja, de fazer mais de uma coisa ao mesmo tempo. E os conteúdos em áudio têm um papel fundamental nisso.


Em média, 62 milhões de pessoas ouviram podcasts toda semana no ano de 2019, número que vem aumentando a cada ano.


Isso se deve ao fato de que o conteúdo em áudio pode ser consumido durante outras atividades. É possível ouvir um podcast enquanto dirige, limpando a casa, na academia ou durante o trabalho.


Além disso, os anúncios em áudio produzem leads semelhantes ao marketing de afiliados ou “boca a boca”, o que se deve ao fato de que os podcasts criam maior intimidade com os ouvintes e, portanto, transmitem mais credibilidade sobre o que está sendo dito.



A ascensão dos podcasts


Com tantos benefícios para marcas e ouvintes, os podcasts estão se tornando cada vez mais populares.


O Spotify, uma das maiores plataformas de áudio do mundo, tem 433 milhões de usuários ativos e destes, 245 milhões são “ad-supported” – não são usuários premium e ouvem anúncios nos intervalos de suas músicas. Esse mercado é gigantesco e ainda não é muito explorado nas estratégias de marketing das empresas.


Inclusive, o Spotify tem sido cada vez mais utilizado como fonte de pesquisa. Segundo a Engadget, a plataforma de streaming de áudio ajustou sua ferramenta de pesquisa para ajudar o usuário na busca dos podcasts por tema.


Facilitando aos usuários pesquisarem temas e títulos de conteúdos que os interessam diretamente na plataforma, para tirar suas dúvidas e saber mais sobre os assuntos, ou simplesmente porque acham interessante e ajudam a passar o tempo.



Como usar áudio marketing para a sua marca?


O mercado de áudio marketing está em constante expansão e movimenta milhões a cada ano. E existem estratégias simples e acessíveis que as marcas podem usar para alavancar os seus resultados.


O Brasil é o 3º país que mais consome podcast no mundo. Portanto, se a sua marca investir nessa modalidade de áudio marketing, as chances de ser ouvida e obter resultados positivos são altas. E em outras modalidades de áudio também.


Criar um podcast do zero, roteirizar, chamar convidados e escalar um host pode ser trabalhoso, mas existe outra maneira de criar um podcast para a sua marca. O exemplo mais comum é adaptar o conteúdo existente do seu blog para episódios de podcast.


Como o material já está pronto e otimizado, o passo que falta para criar um podcast é apenas gravar o conteúdo.


Isso, além de economizar tempo e recursos financeiros, também pode beneficiar o próprio blog, que proporciona maior acessibilidade para quem tem alguma dificuldade de leitura, por exemplo, o que traz resultados positivos em relação ao SEO.


Outro benefício do conteúdo de podcast de um blog é o maior alcance que ele terá. As pessoas que não têm tempo para sentar e ler um artigo agora podem ouvi-lo em qualquer outra plataforma. E as pessoas que nunca acessaram seu blog de outra forma agora podem procurá-lo em suas plataformas de streaming de áudio favoritas.


O áudio marketing ainda pode ser criado através de:


● Audiobooks;


● Notícias em formato de áudio;


● Notificações em áudio;


● Pesquisa de voz (de maneira semelhante à Siri, Alexa, Cortana, etc);


● Playlists para a empresa, que refletem a identidade da marca;


● Podcasts;


● Narração de vídeos;


● Voz de personagens;


● Trilhas sonoras;


● Rádio, propagandas e muito mais.


E esses são apenas alguns exemplos das inúmeras possibilidades a serem exploradas nesse mercado, que variam de acordo com as necessidades de cada negócio e os perfis de cada público-alvo.



Como transformar seu conteúdo do Blog em podcast?


O Blogplay é uma solução de áudio marketing focada em ajudar a alavancar resultados. Principalmente no que diz respeito ao engajamento do seu usuário e experiência dos clientes. Levando conteúdo em áudio para plataformas como blog, agregadores de podcast, redes sociais e muito mais.


O BlogPlay ajuda você a criar uma voz para a sua marca através do áudio marketing. Com a solução, você pode criar um canal para a empresa nos principais agregadores de podcast, como Spotify, Deezer ou podcasts da Apple e Google.


Este é um grande diferencial para as empresas quando se trata de resultados orgânicos de marketing. Podendo contribuir diretamente com o sucesso e crescimento da sua empresa.


Ficou interessando e quer entender mais como funciona? Solicite uma demo de áudio marketing do Blogplay!





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