top of page

Equipamentos para gravar podcast: o que os profissionais usam?


A qualidade e diversidade do conteúdo é um dos principais fatores que levam os usuários a escutarem podcasts. Além disso, 75,4% dos entrevistados consideram que a qualidade do áudio é um dos aspectos mais importantes em um podcast. Isso significa que para conquistar mais ouvintes, você precisa utilizar bons equipamentos para gravar podcast.


Pensando nisso, no post de hoje, resolvemos trazer tudo que produtores profissionais utilizam para gravar os podcasts. Continue a leitura e confira.


Conheça os equipamentos para podcast


Provavelmente, você já conhece algum programa de podcast. Mas, você imagina o que esses profissionais precisam usar para que você escute um episódio com qualidade? Os equipamentos para podcast são parte importante para o sucesso de uma produção. Os podcasts podem ser feitos de diferentes formas, por isso, alguns itens podem variar. No entanto, existem alguns materiais essenciais a todas as gravações, veja quais são abaixo:



Microfone


O Microfone é um dos principais equipamentos para gravar podcasts.


Isso porque, conforme vimos inicialmente, a qualidade do áudio é um dos fatores fundamentais para os ouvintes. Sendo assim, se o seu intuito é aumentar o nível de satisfação dos consumidores, é fortemente recomendado investir em um bom microfone. Dessa forma, coloque esse item como o primeiro da lista e confira abaixo as nossas dicas para escolher um equipamento adequado.


Primeiramente, recomendamos que você escolha um produto adequado ao ambiente, você pode utilizar microfones cardioide, que além de ter um excelente resultado na captação e qualidade do áudio, terá também certa flexibilidade e tolerância ao ambiente de gravação.

Headphones


O headphone também é equipamento indispensável para o monitoramento e edição do seu podcast. Atualmente existem vários no mercado com ótima relação custo-benefício.


Procure utilizar fones de referência para não errar na hora de fazer o tratamento do áudio. Isso é muito importante, pois se o seu ouvinte ouvir com equipamento de qualidade, ele escutará as falhas que você deixou passar por não ter um equipamento adequado.


Outro ponto importante, é monitorar os níveis de qualidade sonora do ambiente e altura na captação do som. Se a captação for ruim, você terá sérios problemas na hora do tratamento do áudio. Isso sem falar que você evita que sejam necessários muitos cortes ou ajustes, ajudando a otimizar o tempo.


Interface de áudio


A interface de áudio é um item importante para que você consiga gravar um podcast, mas também é possível gravar com um computador e microfone com entrada USB e fone de ouvido.


No entanto, a interface de áudio é um equipamento indispensável para os produtores profissionais. A interface também é conhecida como placa de som. Ela atua como uma conexão entre o seu microfone e o seu computador. Uma das suas funções é fazer a conversão dos sinais.


A interface é usada em um ambiente interno, como um estúdio de gravação, por exemplo. Mas, se você prefere mais mobilidade é recomendado um gravador digital. Com ele é possível fazer gravações em ambientes externos, o que pode ser interessante dependendo do seu tipo de conteúdo.


Softwares de edição e gravação


Nem todos os equipamentos para podcasts são físicos. Os softwares de edição e gravação são itens essenciais para garantir que o seu podcast seja publicado com qualidade.


Atualmente, existem diversas opções de softwares com ótimos recursos que podem ser utilizados para essa finalidade. Com esse programa você pode fazer os principais ajustes para publicar um áudio de qualidade. É possível ajustar o volume e reduzir ruídos, caso você não tenha uma boa acústica no ambiente de gravação, mas cuidado, não dá para fazer milagres, procure ambientes com pouca ambiência.


Além disso, é possível brincar na edição com o uso de alguns efeitos sonoros disponibilizados pelo programa. Se você é iniciante e ainda não pode investir muito nessa etapa é possível começar com um software gratuito antes de investir em um com mais funcionalidades.



Cadeiras confortáveis


O tempo médio de gravação de um episódio de podcast é de cerca de 1 hora. Sendo assim, você precisa estar totalmente confortável se quiser estar bem para criar uma maior conexão com os seus ouvintes. Passar o período de gravação com dor nas costas pode ser péssimo para a qualidade do seu programa. Por isso, recomendamos que você invista em uma cadeira confortável assim que possível. Os modelos mais indicados são os do tipo gamers e as poltronas para escritório.


Considerações finais


No decorrer desse artigo você pôde conhecer os equipamentos essenciais para gravar um podcast. A qualidade dos materiais e do ambiente de gravação é um aspecto fundamental para garantir bons resultados no áudio, e ter sucesso com o seu podcast.


bottom of page