top of page

8 maiores erros na hora de escrever o texto do seu blog


Uma boa postagem no blog faz uma diferença real para o seu negócio. Para ter um conteúdo bem feito, cabe a você dedicar o tempo e o esforço necessários para que a página tenha sucesso e produza bons resultados.


Na verdade, o processo pode ser bastante complexo e demorado. Há muitas etapas que precisam ser tomadas antes de escrever a primeira palavra.


Pensando nisso, reunimos aqui os 8 erros mais comuns ao escrever um post no blog para que você possa evitá-los.


Quando se trata de escrever o texto para o seu blog, existem alguns deslizes comuns que podem acabar custando tráfego e engajamento. Aqui estão os 8 maiores erros a serem evitados:


1- Não conhecer seu público


É importante saber para quem você está escrevendo antes de começar um post. Sem entender o seu leitor-alvo, será difícil produzir conteúdo que o atraia.


É sempre bom ter em mente para quem você está escrevendo - as preferências devem ser incluídas tanto no tópico do seu conteúdo quanto no tom que ele assume.


Existem diferentes estilos de escrita para diferentes propósitos e você deve tentar encontrar aquele que ressoa com o seu público. Por exemplo, se você está escrevendo para pessoas que preferem um tom mais informal, seria sensato transmitir isso em seu conteúdo.


2- Negligenciar a importância do título


O título é a primeira impressão do seu conteúdo, portanto reserve um tempo para criar um título cativante.


Seu título deve refletir a palavra-chave ou frase principal para a qual você está tentando ranquear, e também deve ser atraente e chamar a atenção para que os usuários tenham mais probabilidade de clicar nele quando o virem nos resultados de pesquisa.


Deixá-lo para o final é um dos maiores erros que você pode cometer ao escrever o texto do seu blog, pois é ele quem orienta o processo criativo.


Siga essas dicas e você certamente criará títulos que ajudarão a melhorar sua classificação de SEO e taxa de cliques!


3- Usar palavras difíceis e termos técnicos


Resista ao impulso de usar jargões ou linguagem excessivamente técnica.


"Jargão" é uma linguagem especializada usada por pessoas em um campo ou profissão específica e pode ser muito confusa para os leitores que não estão familiarizados com ela.


Embora você queira, essa prática pode desencorajar os visitantes de continuar lendo. Portanto, se você precisar usar esses termos, certifique-se de explicar o que eles significam.


4- Escrever parágrafos longos


Evite parágrafos longos e densos - divida seu texto com blocos mais curtos e até marcadores para torná-lo mais legível.


Tenha em mente que as pessoas têm pouco tempo de atenção e provavelmente estão apenas escaneando sua postagem no blog em vez de ler palavra por palavra.


Um estudo do Nielsen Norman Group, empresa americana focada em UX, revelou que, em média, as pessoas leem um quinto de todo o conteúdo que existe em uma página da web.


Portanto, certifique-se de chegar ao ponto rapidamente e não inclua detalhes desnecessários.


Dividir seu texto com títulos, listas e imagens também torna a experiência de leitura muito mais agradável - sem mencionar que é mais fácil para os usuários encontrarem as informações que precisam.


5- Não revisar antes de publicar


Erros de digitação e gramaticais podem fazer o seu blog parecer pouco profissional e fazer você perder credibilidade. Reserve um tempo para revisar cuidadosamente e, se possível, peça a outra pessoa para ler o seu conteúdo também.


Você pode usar corretores ortográficos como Word ou Docs para facilitar a edição do texto, mas não confie inteiramente neles, especialmente se sua ferramenta estiver desatualizada.


6- Não usar sinônimos


Ao escrever, é importante misturar palavras e frases ao longo do texto para manter os leitores interessados. Isso torna o conteúdo mais expressivo e variado.


Não use a mesma palavra duas vezes em uma frase, a menos que haja uma boa razão para fazê-lo (por exemplo, se você estiver tentando enfatizar algo).


A repetição faz com que o seu texto aparente falta de originalidade, tedioso e, assim, você perderá a atenção do leitor. Tente variar seu vocabulário e estrutura de frases para manter as coisas interessantes.


7- Negligenciar o SEO


Se você deseja que as pessoas encontrem as postagens do seu blog, você precisa otimizá-las para os mecanismos de pesquisa usando palavras-chave e outras estratégias.


Caso contrário, todo o seu trabalho criativo pode ser em vão, o que é um dos maiores erros na hora de escrever o texto do seu blog.


Incluir palavras-chave relevantes nas postagens é essencial para fins de SEO. No entanto, sobrecarregar a otimização não apenas tornará o seu conteúdo mais difícil de ler, como também poderá levar a uma penalidade pelos mecanismos de pesquisa.


8- Não ter Blogplay nos seus conteúdos


Você deve ter observado que no início deste texto há um player para ouvir o conteúdo. Esse é o Blogplay!


Além de trazer acessibilidade para o seu blog ele melhora a experiência do usuário. Como já mencionamos durante este texto, as pessoas leem apenas a parte que as interessa ou fazem uma leitura dinâmica do conteúdo.


Com o Blogplay, é possível conferir o texto do seu blog enquanto realiza outras tarefas.


Além disso, incluir um player de áudio em sua página aumenta a quantidade de tempo que uma pessoa passa em seu site. Quanto mais tempo um visitante permanecer, maiores são suas chances de ter uma classificação mais alta no Google.


Por fim, com o Blogplay você pode integrar o seu conteúdo de áudio em plataformas de populares de áudio como Deezer e Spotify, o que permite atingir um público mais amplo e aumentar a visibilidade da sua marca.


O Blogplay é, portanto, uma ferramenta poderosa para aumentar o alcance e o engajamento do seu blog. Solicite uma demonstração em um conteúdo do seu Blog.


bottom of page