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5 dicas para escrever bons artigos de blog e ainda transformá-los em áudio


Não é nenhuma novidade que os conteúdos de blogs estão crescendo e cada vez mais pessoas e empresas estão aderindo a essa estratégia para melhorar a sua presença online e aumentar suas vendas.


Para isso, é preciso que seu conteúdo e seu site como um todo se destaquem nos meios digitais. E como fazer isso? Uma das melhores formas é justamente escrevendo bons artigos e tornando-os acessíveis a todos.


A importância de escrever bons artigos e transformá-los em áudio


Antes de tudo, podemos dizer que escrever bem é algo muito importante independentemente da área em que atua. Saber se comunicar e se expressar com palavras, seguindo as normas textuais, com coesão e coerência, e de maneira compreensível, é algo essencial!


Um exemplo simples é na hora de trocar um e-mail entre seus chefes ou colaboradores, que é algo presente na vida de muitos, e exige um texto bem redigido. Já com relação aos blogs, escrever bons artigos é importante para que o conteúdo não seja penalizado pelo Google e possa ser facilmente entendido pelos leitores, cumprindo assim a sua função.


Porém, infelizmente, não são todos que podem ler um artigo no blog, seja simplesmente por uma dificuldade na área da leitura ou visão, ou mesmo por falta de tempo. E o áudio entra justamente como uma forma de tornar esse conteúdo textual acessível para todos.


Consequentemente, ter posts em áudio, narrando seus conteúdos, é uma excelente forma de gerar novos Leads, aumentar o tráfego no seu blog e ter um público ainda mais engajado. E sem contar que você não precisa criar novos conteúdos, só adaptá-los!


5 dicas para escrever bons artigos de blog


Confira então algumas dicas que separamos para você sobre como escrever bons artigos de blog e ainda transformá-los em áudio, para o máximo de benefícios para seus leitores, ouvintes e para a sua empresa!


1. Conheça seu público


Para que um conteúdo seja bom, um dos requisitos é que ele seja feito para um público específico. Afinal, o que é “bom” para determinadas pessoas, pode não ser para outras!


Outro ponto é saber qual linguagem usar nos seus textos, o tipo de informação a ser passada, o que é interessante para eles a partir dos seus gostos e suas necessidades, e etc.


O seu “público-alvo” é um grupo de pessoas, com características semelhantes, que são o alvo do seu negócio. Ou seja, os seus clientes em potencial, aqueles que têm mais chances de adquirir o seu produto ou negócio.


E justamente, se é esse público que vai comprar de você, então todas as suas propagandas, conteúdos, textos ou áudios devem ser pensados e planejados de maneira a alcançar e conquistá-los.


2. Seja sempre claro e pontual


Para que seu texto seja bom, além de ser planejado para o seu público, ele precisa ser claro, ou seja, essas pessoas precisam entender sem dificuldades.


Ou seja, para pessoas mais simples, a linguagem deve ser mais simples. Para especialistas, a linguagem pode ser mais específica e “difícil”, usando determinados termos.


Também não fique enrolando. Ninguém gosta de ficar lendo parágrafos e parágrafos que não falam nada! Mesmo que seu texto fique pequeno, o melhor é falar de todas as informações importantes, independentemente da quantidade de palavras.


Isso também ajuda seus leitores ou ouvintes a absorverem mais informações e não perderem o foco!


3. Não foque no “verdinho do yoast”


O Yoast é uma ferramenta no wordpress que auxilia na questão do SEO, principalmente do SEO dos artigos para blog. Ele leva em consideração pontos como: quantidade de palavras, tamanho de frase, subtítulos, palavras-chave e palavras de transição.


Essa ferramenta é extremamente útil, porém se não usada de forma adequada pode mostrar seu lado negativo. O problema se dá quando as empresas ou produtores de conteúdo como um todo focam em conquistar todos os pontos verdes e acreditam que isso é o que vai fazer o seu conteúdo ser excelente e ranquear bem no Google.


Na realidade, o “verdinho do yoast” é apenas uma sugestão e uma forma de direcionar o conteúdo, não sendo uma “regra essencial”. Primeiramente pelo fato de que ele não foi criado para o português e consequentemente não leva em consideração muitas palavras do nosso vocabulário.


Outra questão importante é que o conteúdo acaba ficando “robotizado”, o que não é bom nem para quem está lendo, nem para quem vai ouvir quando for transformá-lo em áudio.


4. Crie uma voz para a sua empresa


Criar uma voz para a sua empresa pode trazer uma série de benefícios, como fazer com que ela seja facilmente reconhecida em todos os canais. E isso também auxilia quando for transformar os textos em áudio.


Pode ser interessante padronizar a voz dos seus conteúdos em áudio, então se alguém estiver ouvindo em uma plataforma de podcast, por exemplo, saberá identificar a origem daquelas informações.


E procure evitar também vozes muito robotizadas, quanto mais próximo da realidade, melhor e mais qualidade o conteúdo vai passar!



5. Use uma ferramenta de áudio de qualidade e que seja compartilhável


Transformar os textos em áudio por si só não é uma tarefa difícil, o que muitos encontram dificuldade é na hora de salvar e publicar esse conteúdo. Eles precisam ficar hospedados em uma plataforma, que não vá tirar a qualidade das gravações.


E a partir dessa plataforma, é preciso compartilhar esses áudios no blog, de preferência junto com o próprio conteúdo de texto. Dessa forma, quem quiser saber mais sobre aquele tema pode escolher entre ler ou ouvir!


Outra ideia interessante é aproveitar e compartilhar esse áudio em plataformas de podcasts, como o Spotify e o Google Podcast, o que também pode ser trabalhoso, mas existem ferramentas que podem te ajudar e fazer isso por você!


Considerações finais


Escrever bons artigos de blog e ainda transformá-los em áudio é uma prática que está crescendo nos meios digitais, principalmente por ser algo inovador, extremamente benéfico e não necessitar de grandes investimentos para ter resultado.


Seguindo essas 5 dicas que trouxemos, é possível escrever bons artigos de blog e ainda transformá-los em áudio de forma simples e natural, facilitando o seu dia a dia na produção de conteúdo.


E para tornar isso ainda melhor, aumentando engajamento, otimizando tempo e gerando experiência de qualidade para seus ouvintes, uma ferramenta como a BlogPlay é uma excelente escolha!


Saiba mais sobre como e em que podemos te ajudar entrando em contato conosco pelo chat ou solicitando uma ligação. Estamos online!


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